domingo, 27 de junho de 2010

Notícias de Uma Guerra Particular

O documentário “Notícias de Uma Guerra Particular”, dirigido por Kátia Lund e João Moreira Salles, embora produzido no ano de 1999, irá tratar da subcidadania ainda existente em pontos da cidade do Rio de Janeiro/RJ, a partir da gravíssima questão social do tráfico de entorpecentes, mostrando a visão dos agentes envolvidos no problema e a guerra insana desenvolvida por intermédio de ações estatais nesse particular.
A partir da década de 80 do século passado, o tráfico de drogas se torna uma atividade ilícita de grande proporção, e, com ele, o número de homicídios. Cerca de 90% das mortes no Rio de Janeiro decorrem de ferimento por armas de grosso calibre, evidenciando que a situação é de guerra.
Dentro da lógica da seletividade, a criminalização secundária se concentra nos morros da referida cidade, onde a população vive em condição de subcidadania. Os traficantes são jovens, negros e pobres. Os policiais possuem perfil semelhante, evidenciando a injustiça de um modelo repressivo que, historicamente, não possui qualquer legitimidade. Afinal, a participação nesse tipo de criminalidade e os condicionamentos que levam um jovem a entrar nos quadros da Polícia Militar são fruto de modos de produção (escravista e capitalista) cujas contradições insuperáveis causam grande exclusão social.
Um fator importantíssimo desvelado no documentário é a origem do movimento conhecido como “Comando Vermelho”. Foi a partir do aprisionamento de agentes considerados subversivos pelo regime militar, instalado após o golpe de 1964, juntamente com os traficantes, que estes observaram os princípios altruístas das ações daqueles, culminando em uma instituição criminalizada. O projeto original dos traficantes que fundaram o Comando Vermelho era ocupar as lacunas deixadas pelo poder público e seu lema era “paz, justiça e liberdade”, curiosamente algo próximo de “igualdade, fraternidade e liberdade”, lema da revolução burguesa. É possível afirmar que, a exemplo do que ocorreu no Holocausto, onde judeus se viram obrigados a ir para Israel e um grande conflito com os palestinos se instalou, a bestialidade do regime militar tirano, defensor de políticas imperialistas, trouxe o legado da miséria e da organização dos sujeitos criminalizados no “Comando Vermelho”.
Nessa guerra particular são construídos inimigos e matar se torna uma “vitória” para os “inimigos” envolvidos, eis que assim – e somente assim – eles imaginam atingir a condição de sujeito, e não simples objeto da estrutura social. E a situação ganha um componente especial: o consumismo, essa mola propulsora do capital. O modo de produção capitalista é excludente e para conter os excluídos a ferramenta é a repressão policial, cuja atividade violenta viola os Direitos Humanos (paradoxalmente, uma criação da própria burguesia capitalista). A sanha repressora e punitiva só é desejada pelos sujeitos que representam o poder hegemônico em detrimento dos outsiders (Becker). Os movimentos criminalizados vinculados ao narcotráfico são, sem dúvida, conseqüência da proibição (criminalização primária) que torna o lucro dessa atividade maior, e da corrupção de agentes públicos e policiais que, em muitos casos, são os fornecedores das armas dos traficantes.
Em última instância, pode-se sintetizar o problema e falar que tudo é conseqüência do modo de produção capitalista, que promove exclusão, embora exija que todos sejam “bons burgueses”, consumidores e disciplinados para o mercado de trabalho. Porém, aqueles que representam o excesso de mão-de-obra dentro da lógica capitalista não possuem qualquer valor e o Estado exerce uma biopolítica que pensa ser legítima a destruição da vida desses sujeitos. Há grande alienação por parte da sociedade e um racionalismo imbecil permite que os agentes dos três Poderes prossigam nessa prática odiosa, com a presunção de estarem “salvando a humanidade”.
Enquanto o Estado elimina vidas – quando o seu poder disciplinar normalizador é ineficaz – os titulares do poder hegemônico consomem tudo que é possível para ludibriar a infelicidade desse sistema social, orando e pedindo aos seus deuses para que não venham a ser vítimas da violência líquida que não escolhe classes sociais para causar os seus danos. Instalou-se a cegueira...
É o preço do cinismo, do ceticismo, da hipocrisia e da mais-valia!

2 comentários:

  1. Não há dúvidas de que o sistema que ai esta é autoritário e seletivo. Sobrevivem apenas aqueles que realmente conseguem manter-se sob este modelo de produção capitalista dentro do que se pode afirmar ser uma verdadeira relação pautada de interesses. O Estado usa de sua força repressiva (fundamentada na alienação) de que a coerção, praticada de forma ditatorial, servirá de exemplo e respeito para aqueles que, como cita o nobre professor, excesso de mão-de-obra, torne a não contrariar todo este modo de produção e sistema capitalista, o modelo disciplinador do mercado de trabalho é extremamente severo e define de forma atroz a relação de sobrevivência da sociedade, a exploração financeira deste núcleo faz com que o jovem, citando aqui o documentário em questão, sobre os moradores do Rio de Janeiro, revela uma busca e um retorno certo e rápido, lucrativo por parte do tráfico de entorpecentes. As ações estatais então somente confirmam a exploração que toda esta “massa” seletiva, vem sofrendo durante muito tempo. Termino enfatizando sobre o racionalismo imbecil que o professor trata no final de seu texto por parte da sociedade. Outrossim, parece-me mais simples e fácil criminalizar estes sujeitos e todos os envolvidos com esta situação, do que racionalizar que estamos todos condicionados á um sistema que aniquila.

    Até,

    Adenilson Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais a insegurança caracteriza a vida nas grandes metrópoles globalizadas. As cidades são verdadeiros campos de batalha onde os poderes globais se chocam com as identidades locais. E o resultado dessa equação é a eclosão nímia da violência e insegurança. E é esse mundo saturado de injustiças e habitado por bilhões de pessoas a quem se negou a dignidade humana que vai corromper inevitavelmente os próprios valores que os indivíduos deveriam defender. Desta forma, a democracia e a liberdade não podem mais estar plena e verdadeiramente seguras num país onde a população está dividida entre o "lado" dos condomínios seguros e o "lado" do asfalto.

    Liberdade das Letras.

    ResponderExcluir

Agradecemos à sua participação.